SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE DE TEMPERATURA DE UM TROCADOR DE CALOR PARA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Este projeto foi desenvolvido para realizar o aquecimento de água para uso no processo produtivo em uma indústria do ramo farmacêutico. O objetivo era o de realizar o controle de temperatura em 2 (dois) trocadores de calor, sendo um aquecido por vapor e o outro aquecido por resistências elétricas.

Os trocadores poderiam funcionar em conjunto ou individualmente, no caso de funcionamento individual um rodízio entre ambos poderia ser programado para acontecer de tempos em tempos.

As temperaturas foram adquiridas utilizando sensores do tipo PT100, e as malhas de controle foram implementadas utilizando controladores individuais.

O rodízio foi implementado utilizando-se lógica de relés instantâneos e temporizados, com chave de seleção para o modo de operação.

SISTEMA DE MONITORAMENTO, MEDIÇÃO E TOTALIZAÇÃO DE VAZÃO EM TUBULAÇÕES DE VAPOR

Este projeto foi desenvolvido em parceria com empresa do ramo de vapor que desejava realizar a medição de vazão em linhas de vapor a partir de sensores de pressão diferencial.

Um estudo foi realizado a fim de se identificar o melhor instrumento, e em seguida um projeto elétrico de painel foi desenvolvido para se realizar a aquisição dos dados provenientes da pressão diferencial, realizar sua conversão para Kg/h de vapor, mostrar os valores instantâneos em tela de IHM, tão como um gráfico de tendência.

Os valores registrados foram armazenados em memória não volátil da IHM, permitindo o armazenamento de um histórico de até 7 dias para amostragens a cada 60 segundos.

O conjunto mostrou ser bastante útil para diversas aplicações, como por exemplo levantamento de custo de vapor por kg de produto produzido, medições e totalização para venda de vapor, estudos para ampliação de sistemas, etc.

GERENCIAMENTO DE INSTALAÇÃO DE CALDEIRA AALBORG EM INDÚSTRIA TÊXTIL

Para este projeto a Miura foi contratada apenas para realizar o gerenciamento da instalação de uma caldeira utilizando-se os pilares de gerenciamento de projetos.

O projeto mostrou ser bastante critico devido ao prazo necessário para a instalação e posta em operação da caldeira. Desta forma a equipe foi montada com foco no gerenciamento do tempo pelo qual todos eram responsáveis, as demais disciplinas foram dividas da seguinte forma:

  • um responsável pelas aquisições e custos (material, mão de obra e despesas);
  • um responsável pela qualidade e recursos humanos, e;
  • um responsável pela comunicação e riscos.

Devido a sinergia e intensa dedicação de todos os envolvidos, todas as etapas foram cumpridas dentro do cronograma, permitindo a partida da caldeira na data prevista.

INSTALAÇÃO DE GRUPO GERADOR DE 3.000 KVA COM PARALELISMO A REDE DE ENERGIA ELÉTRICA EM INDUSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Este projeto previa a instalação de 4 grupos geradores de 750KVA cada com tensão de saída em 440V, toda a energia gerada era enviada para um painel central que realizava o sincronismo entre as fases dos geradores.  Do barramento de potencia deste painel foram interligados dois transformadores elevadores a seco, que elevavam a tensão de 440V para 13800V.

A tensão em média era conectada a um painel de paralelismo e transferência automática e que em seguida se encaminhava para a cabine de distribuição da fábrica.

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE APLICATIVO DE CLP E IHM PARA SISTEMA DE TRANSPORTE COM IDENTIFICAÇÃO POR RFID

Este projeto previa o desenvolvimento de software aplicativo para CLP e IHM. A aplicação de CLP deveria receber comandos provenientes de uma central através de interface serial RS-232, baseado nestes comandos e nas informações coletadas através de interface RFID, permitia a passagem ou gerava desvio de caixas sobre uma esteira transportadora.

Toda a aplicação deveria ser configurável via IHM, permitindo inclusive através de comando protegido por senha alterar as informações contidas nos tags RFID.

ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO EM PLANTA INDUSTRIAL DO RAMO ALIMENTÍCIO

As disciplinas de gestão energética, conservação de energia, eficiência energética e geração de energia a partir de Bio Massa sempre foram assuntos que participam do dia a dia da Miura.

Este projeto previa a realização de inspeções periódicas nas instalações desta planta industrial do ramo alimentício, nas inspeções foram realizados termografia em todo sistema elétrico, o monitoramento e coleta de dados em todos os painéis de distribuição localizados na cabine primária, inspeção visual em todos os painéis elétricos, levantamento e catalogação de todos os motores elétricos.

As análises tiveram foco no acionamento eletro-eletrônico, motor elétrico, transformadores, painéis de distribuição e nas instalações elétricas, e procuraram ser mais amplas do que apenas estudos que contenham somente a substituição de motores, análise tarifária e correção do fator de potência, além de medidas com alto tempo de retorno de investimento, sem levar em conta o sistema acionado.

Por fim as substituições de equipamentos foram sugeridas após terem sido realizadas as manutenções de rotina, os procedimentos de operação, os ajustes dos pontos de operação etc., que apresentam maior retorno econômico.

Do diagnóstico energético realizado no período de 20/03/12 a 20/04/12 resultou-se:

Dentre as ORCSI o potencial de redução é de 133.299 kWh/ano que equivale a R$ 30.658,8/ano, ou uma porcentagem de cerca de 4 % tomando como referência o período de consumo de fevereiro/2011 a fevereiro de 2012, conforme analise das faturas de energia que resultou em 3.488.181,2kWh.

Com relação a ORCCI o potencial de redução é de 213.851,5 kWh/ano que equivale a R$ 49.185,85/ano, ou uma porcentagem de cerca de 6 %.

PROJETO E FABRICAÇÃO DE SISTEMA DE CIP PARA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

Este projeto previa a elaboração de projeto e fabricação de um painel central de comando e acionamento de um sistema de CIP para indústria de envase de bebidas.

O projeto requeria ainda adequação total a NR-12 tornando necessária a implementação de sistema de segurança intertravado com os equipamentos que interfaceiam com o sistema de CIP. Com o intuito ainda de se garantir a funcionalidade de todo o conjunto uma análise de confiabilidade do sistema foi desenvolvida e entregue ao cliente final, com todas as diretrizes de manutenção preventiva e sobressalentes.

INSTALAÇÃO DE UM SISTEMA INTELIGENTE DE ILUMINAÇÃO PARA EMPRESA DE LOGÍSTICA

Este foi o maior projeto pelo qual a Miura esteve envolvida no ano de 2011, e tinha diversos desafios a serem superados. O primeiro devido a dimensão do projeto que previa a instalação de 1100 luminárias fluorescentes em dois galpões de armazenamento e manipulação de materiais que deveriam se manter em operação durante toda a etapa de implementação do sistema.

As luminárias deveriam ser comandadas a partir de um quadro central que se comunicava via rede ethernet com um sistema de supervisão.

As intensidades luminosas necessárias foram classificadas em 3 (três):

  • intensa quando todas as lâmpadas do setor deveriam estar acesas;
  • meia vida quando as lâmpadas de um dado setor deveriam estar parcialmente acesas (fileira sim, fileira não);
  • apagadas quando todas as lâmpadas deveriam estar desligadas.

Um perfil de iluminação poderia ser definido para cada setor, com intensidade luminosa e períodos previamente definidos no sistema de supervisão.

ESTUDO DE SELETIVIDADE, INSTALAÇÃO E PARAMETRIZAÇÃO DE RELÉS DE PROTEÇÃO EM CABINE PRIMÁRIAS

Este projeto previa a instalação de 4 relés de proteção da Siemens família SIPROTEC, sendo 3 para proteção individual de transformadores abaixadores de 13800V para 440V 750KVA e o quarto para proteção geral das instalações.

O estudo de seletividade foi realizado em parceria com empresa do setor de proteção elétrica, ficando sobre a responsabilidade da Miura o projeto de interligação dos relés, sua instalação, parametrização através do software DIGSI e testes com maleta de ensaio.

A instalação foi feita em Curitiba para empresa fabricante de produtos de telefonia e comunicação.

PROJETO, FABRICAÇÃO E INSTALAÇÃO DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA E UMIDADE EM ESTUFAS DE COZIMENTO PARA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

Este projeto previa a instalação de painel de controle e acionamento para 3 estufas e 1 tanque de imersão.

As estufas possuem 2 sensores de temperatura sendo 1 do ambiente e 1 para o produto, um sistema de ventilação e dumpers que garantem a homogeneização da temperatura em toda a estufa, uma chaminé com 3 posições (aberta, semi-aberta e fechada) e as válvulas de cozimento de vapor seco e úmido.

Considerados os IOs foi desenvolvido uma máquina de estados para operação no aplicativo do CLP, onde cada estufa poderia operar em manual ou automático, e uma vez em automático o operador poderia optar por uma das 13 receitas programadas. As receitas tinham variações e poderiam ter até 5 ciclos de cozimento com rampa de temperatura, posição de chaminé, tipo de cozimento (úmido ou seco), e ventilação especificas para cada uma delas.

Toda a operação deveria ser transparente para o operador, desta forma na IHM deveriam estar presentes informações como temperatura do ambiente e do produto instantânea e seu histórico, ciclo atual, posição e estado dos componentes (válvulas, chaminés, ventiladores, etc).

Um elemento de segurança foi também implementado para garantir que durante a inspeção do produto na estufa as válvulas de aquecimento se manteriam desligadas para evitar queimaduras no operador.

Todas as informações como tipo de receita, horário de inicio e fim de ciclo, e as respectivas temperaturas deveriam estar registradas em um histórico dentro de memória não volátil da IHM, estes dados eram enviados para a gerencia de produção uma vez ao dia para a devida tratativa dos dados e controle de qualidade.

PROJETO, FABRICAÇÃO E INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE CONTROLE DE UMA UNIDADE DE TRATAMENTO DE BIO GÁS

Este projeto previa a elaboração de projeto, fabricação e instalação de dois painéis de controle e acionamento para duas unidades de tratamento de bio gás, que seriam empregadas em empresa do ramo de bebidas.

PROJETO E INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE MANOBRA AUTOMÁTICA ENTRE GRUPO GERADOR E REDE ELÉTRICA

Este projeto previa a elaboração de projeto, fabricação de painel e instalação de dois disjuntores motorizados de 630A cada e lógica de controle para detecção de falta de energia na rede, para realização automática de manobra dos disjuntores conforme a necessidade.

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO TÉCNICO E LAUDO PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM ATMOSFERA EXPLOSIVA

Este projeto previa uma seqüência de visitas técnicas de inspeção, a elaboração de um relatório técnico contendo as evidencias das visitas associadas ao check list da norma NBR-5418.

Foi realizado também uma avaliação no sistema de aterramento desta empresa química, o relatório apresentou de forma detalhada toda as ações necessárias para adequação total a norma, e para se garantir a independência na avaliação uma outra empresa foi contratada para correção das pendências.

COMISSIONAMENTO E TREINAMENTO TÉCNICO EM SISTEMAS DE CONTROLE E MEDIÇÃO DE COMPORTA DE VERTEDOURO

Este projeto previa a realização de comissionamento em duas comportas de vertedouro em UHE do extremo oeste paulista. O sistema deveria indicar a quantidade em metros da abertura da comporta para o sistema de supervisão da UHE através de interface analógica 4 a 20mA. Deveria ainda receber os comando locais ou remotos para realização de operação de abertura e fechamento da comporta, sempre com paradas intermediárias a cada 1 metro.

Ao final um treinamento técnico foi ministrado para a equipe de eletricistas e técnicos.

PROJETO, FABRICAÇÃO E INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE CONTROLE DE NÓRIAS

Este projeto previa a elaboração de projeto, fabricação e instalação de um painel central de comando e acionamento e de um painel para acionamento remoto de um conjunto de duas Nórias. As nórias poderiam trafegar em ambos os sentidos e deveriam permitir a reversão de sentido do motor e liberação de freio. Os comandos eram simples e não havia intertravamento entre as Nórias.

PROJETO, FABRICAÇÃO E INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE CONTROLE DE NÍVEL EM UM SISTEMA DESAERADOR

Este projeto previa a elaboração de projeto, fabricação e instalação de um painel central de comando e acionamento para 3 bombas, sendo uma bomba de água e duas de condensado.

O sistema desaerador é utilizado para o abastecimento de água para 3 caldeiras. A bomba de água é acionada baseada no nível indicado por um transmissor de nível da Yokogawa, e deve entrar em operação apenas caso o volume de retorno de condensado não seja o suficiente para manter o sistema em regime de operação.

As bombas de condensado são responsáveis por esvaziar um tanque flash utilizado para separar o vapor do condensado na linha de retorno, e enviar para o tanque do desaerador responsável pelo suprimento de água as caldeiras.

PROJETO, FABRICAÇÃO E INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE CONTROLE DE REFRIGERAÇÃO DE CÂMARAS FRIGORÍFICO

Este projeto previa a elaboração de projeto, fabricação e instalação de um painel central de comando para duas câmaras frigorífico.

O sistema foi baseado em dois controladores de refrigeração da Full Gauge que recebiam as temperaturas do ambiente e do evaporador para comandar o compressor, válvula solenóide de gás R22, ventiladores do exaustor e sistema de degelo a resistência elétrica.

As instalações já eram existentes e o objetivo era o de modernizar a parte elétrica e seu sistema de controle.

MANUTENÇÃO E APERFEIÇOAMENTO EM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO E TELEMETRIA PARA EMPRESA DE SANEAMENTO

Este projeto está em andamento e prevê um suporte técnico para assuntos relacionados ao sistema de automação e telemetria das unidades de captação, tratamento e distribuição de água de uma cidade de Minas Gerais.

Durante as atividades melhorias podem ser identificadas e implementadas, sempre com o intuito de se otimizar o processo e minimizar as perdas.

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE BIO MASSA

Este projeto está em execução e é muito interessante por se tratar de um projeto multi disciplinar.

ANÁLISE DE SEGURANÇA, CONFIABILIDADE, DISPONIBILIDADE E MANTENABILIDADE PARA SISTEMAS CRÍTICOS

Uma das principias atividades da Miura está relacionada a elaboração de projeto de missão critica, e por serem críticos tais projetos necessitam de uma comprovação de que, em caso de falha, não levam o sistema para uma condição de insegurança.

Para isso técnicas de análise de projeto são utilizadas exaustivamente para se determinar todas as causas, seus efeitos e classificá-los com relação a probabilidade de ocorrência e severidade. O resultado desta análise bottom-up é cruzada com uma análise complementar do tipo top-down, cujo objetivo é identificar o relacionamento entre as falhas que podem levar o sistema para o evento indesejado.

Todas as evidências são reunidas em um documento final nomeado Dossiê de Segurança ou Safety Case.


Write a Reply or Comment