A energia é um dos principais insumos da indústria, assim sua utilização de forma eficiente reflete diretamente em resultados positivos para a empresa.

Desta forma a implantação de programas, projetos e atividades de conservação e uso eficiente de energia pelos diversos segmentos industriais, deve ser permanentemente estimulada, e iniciada sempre com uma campanha de conscientização, contar com a participação de todos os níveis hierarquicos da empresa, e possuir todas ações definidas associadas a responsáveis diretos.

DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO

O primeiro passo para solucionar qualquer problema é reunir a maior quantidade possível de informações que possam ajudar a resolvê-lo.

Nosso problema atual é gastar menos energia, mantendo os mesmos níveis de produtividade. Para resolver este problema, é necessário saber quando e onde essa energia é utilizada.

Este é o objetivo do relatório de diagnóstico energético, a partir de um levantamento geral e medições de grandezas elétricas de toda a empresa identificar as irregularidades e determinar as recomendações voltadas para a eficiência energética visando a eliminação do desperdício e a redução de despesas com a energia elétrica.

eficenerg

SISTEMA DE GESTÃO ENERGÉTICA

Através do diagnóstico energético são identificados os elementos de maior consumo e as suas caracteristicas de utilização, contudo há um dito que menciona:

O que não é medido, não é controlado.

Peter Drucker

FAVPNG_recycling-symbol-presentation-energy_CmJ0TEYk

Este é o principal objetivo do Sistema de Gestão de Energia, a partir do mapeamento obtido no diagnóstico energético instalar instrumentos de medição para um monitoramento em tempo real das grandezas energéticas em uso pela empresa, que irão auxiliar na tomada de decisão para a otimização do consumo.